O arquiteto mais famoso foi Imhotep, que construiu a primeira pirâmide para o faraó Zoser, em cerca de 2646 A.C.. Dizem que Imhotep inventou a arte de construir em pedra cortada. Isso pode ser verdade, pois não existe nenhuma evidência do uso de pedra em nenhuma edificação anterior.

Quando o lugar tinha sido escolhido e a rocha estava limpa da areia, a base da pirâmide era marcada. Os lados tinham de ficar exatamente de frente para o norte, o sul, o leste e o oeste, assim antes que o trabalho começasse, um sacerdote-astrônomo observava as estrelas, a fim de decidir em qual direção estava o norte verdadeiro. Então o quadrado era marcado com estacas e uma corda de medição feita de fibra de palmeira. Como essa corda tendia a esticar, é muito surpreedente que, mesmo tendo cerca de 230 metros de comprimento, os lados da Grande Pirâmide diferissem uns dos outros em menos de 20 centímetros.


1. Através de um bastão entalhado o sacerdote observava o ponto exato de surgimento da estrela.
2. Algumas horas depois ele observava o ponto em que ela se punha.
3. A meia-distância entre eles era o norte.


No extremo sul, em Aswan, as margens do Rio Nilo, os mineiros cortavam grantio para o sarcófago ou caixão do faraó. Granito eta usado para revistir as paredes da câmara mortuária e para fazer umbrais de portas e padierias.
Fonte: Uma Pirâmide Egípcia, Jaqueline Morley, Mark Bergin, John James