O que foi o Impressionismo?

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.

Matheus, 22 6F

Impressionismo

Impressionismo
Impressão, nascer do sol - Claude Monet - c. 1872, óleo sobre tela - 48 × 63 cm - Museu Marmottan

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Métodos construtivos/Matheus 22 6F

Cada faraó começava a contruir sua pirâmide bem antes de ficar velho ou à espera da morte, pois levaria muitos anos para termina-la. Ele ordenava a seu arquiteto que fizesse o projeto e enviava seus funcionários para a encosta oeste do Nilo, para encontrar um lugar adequado. Este deveria ter solo rochoso para suportar o enorme peso da pirâmide depois de terminada, mas não podia ser muito distante do rio, porque as pedras dveriam vir das minas por barco.

O arquiteto mais famoso foi Imhotep, que construiu a primeira pirâmide para o faraó Zoser, em cerca de 2646 A.C.. Dizem que Imhotep inventou a arte de construir em pedra cortada. Isso pode ser verdade, pois não existe nenhuma evidência do uso de pedra em nenhuma edificação anterior.


Quando o lugar tinha sido escolhido e a rocha estava limpa da areia, a base da pirâmide era marcada. Os lados tinham de ficar exatamente de frente para o norte, o sul, o leste e o oeste, assim antes que o trabalho começasse, um sacerdote-astrônomo observava as estrelas, a fim de decidir em qual direção estava o norte verdadeiro. Então o quadrado era marcado com estacas e uma corda de medição feita de fibra de palmeira. Como essa corda tendia a esticar, é muito surpreedente que, mesmo tendo cerca de 230 metros de comprimento, os lados da Grande Pirâmide diferissem uns dos outros em menos de 20 centímetros.



Nivelando o lugar: Os canais eram enchidos com água. Qualquerrocha acima da linha da água era cortada e os canais eram, enchidos outra vez com pedra pritada.



Acima. Encontrando o norte verdadeiro. Uma parede circular era construída para fazer um horizonte artificial. A partir de seu centro, um sacerdote guiava seu assistente para marcar na parede a posição de aparecimento de uma estrela.
1. Através de um bastão entalhado o sacerdote observava o ponto exato de surgimento da estrela.
2. Algumas horas depois ele observava o ponto em que ela se punha.
3. A meia-distância entre eles era o norte.

Diversas pedras eram usadas na construção da pirâmide. A pedra calcária local era usada para os plocos que compunham seu miolo, provenientes de minas em Tura e das colinas de Mugattam, para fazer a cobertura exterior. Granito era usado para detalhes importantes.



No extremo sul, em Aswan, as margens do Rio Nilo, os mineiros cortavam grantio para o sarcófago ou caixão do faraó. Granito eta usado para revistir as paredes da câmara mortuária e para fazer umbrais de portas e padierias.












Fonte: Uma Pirâmide Egípcia, Jaqueline Morley, Mark Bergin, John James