O que foi o Impressionismo?

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.

Matheus, 22 6F

Impressionismo

Impressionismo
Impressão, nascer do sol - Claude Monet - c. 1872, óleo sobre tela - 48 × 63 cm - Museu Marmottan

segunda-feira, 15 de março de 2010

Arquitetura Egípcia / Thais-30 6F

A história do Egito foi uma das mais longas de todas as civilizações antigas.

O país foi construído em torno do rio Nilo que o banha e fertiliza.

O templo de Luxor é localizado as margens do rio Nilo, que foi iniciado em 1200 a.C.. Era unido ao templo de Karnak por uma avenida de 3,5 km de extensão, enfeitada com centenas de esfinges.

O templo de Abu Simbel na Núbia, foi construído por ordem do faraó Ramsés II. Esta obra foi talhada na montanha, e na sua entrada foram esculpidas quatro estátuas de Ramsés II.


Os povoadores estabeleceram-se sobre as terras formadas pelos sedimentos que o rio Nilo depositou em seu curso.


Em Abidos e Sakkara foram construídos complexos funerários para os faraós . E os hieróglifos estavam em seu primeiro nível de evolução.

Durante a III dinastia, os faraós iniciaram a construção de pirâmides na capital Mênfis. Antes usavam mastabas como tumbas reais. Imhotep construiu para o faraó Zoser (c. 2737-2717 a.C.) uma pirâmide em degraus de pedra.Também foram construídas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos que formaram o famoso conjunto de Gizé.

Estilo hierático, rigidez, formas cúbicas e frontalidade caracterizaram as esculturas. Talhava-se um bloco de pedra retangular; desenhava-se na frente e nas laterais a figura a ser representada. Nessa época foi esculpida a estátua do faraó Quéfren (c. 2530 a.C.).

A escultura servia para glorificar o faraó (feita nos muros dos templos) e preparar o espírito em seu caminho até a eternidade (feita nas tumbas).

As peças de cerâmica eram decoradas ricamente no período pré-dinástico e foram substituídas por peças menos decoradas, polidas e com modelos variados.

Um pouco da arquitetura do Egito antigo|Bianca 4_6f

A arquitetura do Egito antigo tem umas das estruturas mais famosas do mundo, como a região dos Grandes Pirâmides de Gizé e os templos em Tebas.
Os egípcios demonstram nas suas manifestações artísticas uma profunda religiosidade, mas suas construções também serviam para dar ao faraó mais poder. Isso é revelado, principalmente, nas construções de seus templos e nas construções mortuárias.
Alguns dos templos do Egito antigo que possuem ruínas são os de Luxor e Karnak. Os dois ficavam unidos por uma avenida ornada de centenas de esfinges e, uma vez por ano, acontecia um enorme festival, onde a imagem de deus Amon era transportada por barco de Karnak a Luxor.
O templo Luxor fica nas margens do rio Nilo e foi iniciado no ano 1.200 a.C. e concluído apenas nas dinastias seguintes.
As principais construções egípcias são as pirâmides. A primeira pirâmide, chamada “pirâmide de degraus”, foi construída pelo arquiteto Imhotep e serviu de tumba de Djoser.
As pirâmides do Egito são consideradas com uma das Sete Maravilhas do Mundo antigo.

Arquitetura Egípcia

Quanto aos métodos construtivos, as paredes e os muros eram inclinados em função da técnica do empilhamento. As principais construções acompanham o Vale do Nilo. Existia um predomínio da linha horizontais e desprezo pelas curvas. Eles nunca foram grande carpinteiros, evitavam o andaime e escoramentos devido à escassez e a má qualidade das madeiras da região.A arquitetura deste povo é inegavelmente única em relação às características plásticas. Nos túmulos e templos, ela ostenta um caráter eminentemente grandioso, monumental, rica, maciça e austera, com a predominância dos cheios sobre os vazados, e possuidora de uma simetria rígida, que se manifesta até na colocação dos monumentos exteriores ao prédio, como os obeliscos, esfinges, mastros e estátuas. Está perfeitamente enquadrada dentro da concepção estática da forma estabelecida por Lúcio Costa, na qual "a energia plástica do objeto, parece atraída por um suposto núcleo vital.

arquitetura egípcia/Vinicius-32_6f,

Os egípcios, demonstravam em suas abilidades artisticas, uma profunda religiosidade.A sua principal "arte", eram as piramides, feitas de pedra, e geralmente eram na redondesa do rio Nilo.A primeira piramide, se chamou "piramide de degraus", e foi construida pelo arquiteto Imhotep, que fez essa construção para o faraó Djozer.

No egito, existem 2 tipos de esfinges, a Androsfinge (chamada também deSphinco Andro) que tem corpo de leão com cabeça de pessoa, e a Hierocosfinge (chamada também de Sphinco Oedipus Rex) qes, eram usadasue tem corpo de leão e cabeça de falcão.As esfinges eram usudas como proteção para as piramides.

terça-feira, 9 de março de 2010

Arquitetura - Templo e Pirâmides/Matheus 22 6F

As construções egípcias simbolizava a recriação para o rei morto da vida que ele levava na terra. Elas tinham um caráter predominantemente funerário. As tumbas eram realizadas por motivos políticos e religiosos, antes mesmo das necessidades naturais de sobrevivência.

A arquitetura deste povo é inegavelmente única em relação às características plásticas. Nos túmulos e templos, ela ostenta um caráter eminentemente grandioso, monumental, rica, maciça e austera, com a predominância dos cheios sobre os vazados, e possuidora de uma simetria rígida, que se manifesta até na colocação dos monumentos exteriores ao prédio, como os obeliscos, esfinges, mastros e estátuas.


A pirâmide é um monumento tipicamente egípcio. Os seus primeiros exemplares eram escaliformes. Os mais importantes destes monumentos estão em Giseh, próximo do Cairo e foram erigidos durante a IV dinastia (3.733-3.566 AC) por três reis Cheops, Quefrem e Miquerinos. A preocupação de defender cada vez mais a múmia da profanação dos vivos, fez com que as primitivas mastabas se transformassem progressivamente nestes monumentos.


A Grande Pirâmide, a de Quéops possui originalmente cerca de cento e quarenta metros de altura e duzentos e trinta de lado e está com suas faces voltadas para os quatro pontos cardeais. Foram empregados, aproximadamente dois milhões e trezentos mil blocos de pedra na sua construção. Possui apenas estreitas galerias para o acesso às três câmaras funerárias e tubos ventiladores. A mastaba era um tipo de túmulo que copiava fielmente a casa de residência egípcia. Retangulares ou quadradas, eram todas muito sólidas. Possuem três câmaras, sendo a entrada da mortuária disfarçada. Os hipogeus são sepulcros escavados na rocha. Compõem-se de um pórtico que dá para a câmara de oferendas que por sua vez se liga a câmara mortuária.

Os templos egípcios não eram utilizados para preces comuns ou rituais públicos, mas para rituais misteriosos e desfiles sacerdotais. Possuíam, geralmente, três partes distintas: um pátio parcialmente descoberto, repleto de colunas, uma ante-sala hipostila e o recinto sagrado, proibido ao povo.

O templo era uma obra longa. Sua construção levava às vezes centenas de anos para ser concluída. Outra característica marcante nos templos do Vale do Nilo era a sua policromia interior. Esses desenhos narravam de maneira singela a história do templo e dos deuses em homenagem aos quais ele tinha sido construído, a vida dos faraós e seus construtores, e das pessoas que colaboraram para a sua realização. Os obeliscos eram pilastras decorativas que serviam como marcos históricos. Compunham-se de um vasto monólito, prismático de base quadrangular, que se pode encontrar sempre aos par, nas entradas de alguns templos. A esfinge era uma estátua situada à entrada da Grande Pirâmide, e voltada para o oriente. É quase um monólito esculpido em pedra viva.


As residências privadas eram de alvenaria de tijolos e teto plano com terraço; as janelas eram invariavelmente abertas para um pátio ou jardim interno. As defesas militares eram construídas em planaltos de quase vinte metros de altura. Eram edificados de tijolos crus e as suas paredes atingiam dez metros de espessura e eram dotadas de vigas e outros elementos estruturais embutidos na alvenaria.
Fonte das Imagens: Jaqueline Morley, Mark Bergin, John James, Uma Pirâmide Egípcia.