O desenvolvimento da arquitetura romana começou 2 seculos antes de cristo.
Os romamos mudaram a liguagem arquitetonica.
As corridas de bigas que eram feitas e as lutas de gladiadores aconteciam no coliseu.
Impressionismo
Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.
* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.
Matheus, 22 6F




Os monumentos romanos se caracterizam muito pela solidez; aprenderam com os etruscos o emprego do arco, assim como a abóbada ou teto curvo, que os gregos e egípcios não conheceram. Construíram também catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.
Os templos romanos são obras de arquitetura criados durante o império romano A.C. e D.C.,e são considerados originários do paganismo da religião da Roma Antiga.
A Ponte Romana, em Chaves, norte de Portugal, também conhecida como Ponte de Trajano, que cruza o rio Tâmega, é um notável exemplo da engenharia Romana. Construída no final do Século I e princípio do Século II, durante o reinado do Imperador Trajano (c.53 – 117 d.C), certamente fazia parte de um complexo viário que unia Roma a suas províncias Hispânia e Lusitânia.
A residência senhorial ou domus tinha quase sempre todos os confortos que a civilização romana denominava aos senhores com posses, como termas, jardins ou cavalariças. Algumas dessas propriedades, tinham tal grandiosidade que incluíam um teatro e um forte para uma pequena guarnição. Eram geralmente circundadas por jardins e depois por uma área agrícola.
Arcadas do Peristilo do palácio de Diocleciano Split, Iugoslávia
Foro de Trajano - localizado na Roma