O que foi o Impressionismo?

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.

Matheus, 22 6F

Impressionismo

Impressionismo
Impressão, nascer do sol - Claude Monet - c. 1872, óleo sobre tela - 48 × 63 cm - Museu Marmottan

segunda-feira, 31 de maio de 2010

MONUMENTOS ROMANOS - COLISEU/PEDRO PAULO 6F 24


Uma das principais caracteristicas dos monumentos romanos é a solidez, eles também construiram os obeliscos, pontes, templos, catacumbas e fontes.
O desenvolvimento da arquitetura romana começou 2 seculos antes de cristo.
Os romamos mudaram a liguagem arquitetonica.
As corridas de bigas que eram feitas e as lutas de gladiadores aconteciam no coliseu.











Fonte:
www.ctiturismo.com.br
http://cafehistoria.ning.com/photo/photo/list?sort=mostPopular

domingo, 30 de maio de 2010

Acrópole de Atenas/Arquitetura Grega/Pedro 6F 24


Acrópoles eram construidas em diversas cidades estruturas nobres.
A acrópoles mais conhecida e de Atenas que é o Partenon, as acrópolis significa "cidade altas"
O Parternon foi construido em 45o antes de Cristo.












fontes:
pt.wikipedia.org/wiki/Acr%C3%B3pole

http://www.athenstourgreece.com/

terça-feira, 18 de maio de 2010

Arquitetura da Grécia Antiga /Thais n°30

Os primeiros templos foram construídos no século VII a.C.. Eles eram em forma de cabanas, feitas de madeira, cascalho ou tijolos de barro, algumas vezes com telhado de folhas.

A partir disso, os gregos concentraram as suas pesquisas estruturais num único sistema: o trílito, que era formado por dois pilares de apoio e por um elemento horizontal de fecho.

Um traço que foi marcante na arquitetura grega: é o uso das colunas, que é como se estivesse estabelecendo ordens: dórica, jônica e coríntia.



O Parthenon, que foi o templo dedicado à deusa Atena, erguido em 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles, é uma das mais conhecidas e admiradas construções do Período. Foi construído no século V a.C na metrópole de Atenas. É o mais conhecido dos edifícios temanescentes da grécia antiga.

fontes: http://pinturasegipciass.blogspot.com/2009/04/arquitetura-da-grecia-antiga.html
&
http://www.historiadaarte.com.br/artegrega.html

domingo, 16 de maio de 2010

Parthenon| Bianca nº 4




Entre os séculos VII a.C. e IV a.C. está o período mais importante da arquitetura grega, que foi marcada pela religiosidade, isto é, pela construção de templos.
Os gregos construíam seus templos de pedra. Uma coisa muito usada para construir templos na Grécia foram as colunas.
O Parthenon era o templo dedicado a Atena, a deusa da sabedoria. Ficava na Acrópole de Atenas e foi erguido entre 447 a.C. e 438 a.C., no governo de Péricles para substituir um templo destruído pelos persas.
Era um dos mais conhecidos e admirados templos desse período.
O Parthenon é um símbolo da democracia grega e é considerado um dos maiores monumentos culturais do mundo.
O nome foi baseado na estátua de Atena Partenos.
No templo, por dentro e por fora, tinham muitas estátuas da poderosa deusa.
Em 1687, Parthenon foi destruído pelos venezianos.
Anos mais tarde, em 1975, o templo foi reconstruído incorretamente pelo governo grego. Porém, os erros foram desfeitos e , nos últimos anos, o governo grego está tentando restaurar o templo.
Desde 1960, os grandes inimigos do Parthenon tem sido fatores ambientais. Por exemplo: chuva ácida devido à poluição.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Partenon#Reconstru.C3.A7.C3.A3o_moderna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_da_Grécia_Antiga
http://www.mlahanas.de/Greeks/Arts/Parthenon/Parthenon1.jpg
http://employees.oneonta.edu/farberas/arth/Images/109images/greek_archaic_classical/parthenon/parthenon.jpg


domingo, 9 de maio de 2010

Arquitetura Romana (Matheus, 22)

O desenvolvimento da arte e arquitetura romana começou a partir do século II a.C., época em que Roma já dominava a totalidade do Mediterrâneo e avançava sobre o norte da Europa e a Ásia. Duas importantes culturas convergiram no período: a etrusca e a grega.
A estrusca presente desde o início, no século VIII a.C., se caracterizava por um acentuado orientalismo, fruto do estreito contato comercial que os estruscos mantinham com outros povos da bacia do Mediterrâneo. Quanto a influência grega, o processo de helenização dos romanos tornou-se intensivo a partir do século IV a.C. e se traduziu em todos as partes da cultura: a escultura, a arquitetura, a literatura e, inclusive, a religião e a língua.

Sendo assim a arquitetura Romana deriva da arquitetura Grega e Etrusca, embora diferenciando-se nas suas características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos chamando-os por arquitetura clássica.

Os romanos antigos afirmavam que a arquitetura era a expressão suprema das artes, sendo assim, recebia muita atenção das autoridades locais. A arquitetura romana era extremamente funcional, ou seja, atendia a objetivos de resolver os problemas urbanos da cidade. Com a expansão romana, a arquitetura funcional foi levada às regiões conquistadas.
As características gerais da arquitetura romana são:
. busca do útil imediato, senso de realismo;
. grandeza material, realçando a idéia de força;
. energia e sentimento;
. predomínio do caráter sobre a beleza;
. originais: urbanismo, vias de comunicação, anfiteatro, termas.

Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo estenderam-se por toda a Europa,como o aqueduto, a basílica, a estrada romana, o domus, arcos do triunfo e o Panteão.


Os monumentos romanos se caracterizam muito pela solidez; aprenderam com os etruscos o emprego do arco, assim como a abóbada ou teto curvo, que os gregos e egípcios não conheceram. Construíram também catacumbas, fontes, obeliscos, pontes e templos.




Interiror do Panteão (ROMA)


Aqueduto

Os romanos construíam os aquedutos, enormes conjuntos de arcos que levavam água para as cidades. Os europeus aprenderam com os romanos a arte de canalizar a água em aquedutos.


Aqueduto de Segóvia – Século I

Teatros, anfiteatros e circos romanos


A política de romanização dos povos conquistados fez que se construíssem teatros romanos, assim como anfiteatros, circos, fóruns e templos, com características semelhantes ao largo de todo o território conquistado, desde a Hispânia até o Oriente Médio.
Existem certas semelhanças entre os circos, teatros e anfiteatros da Roma Antiga. Todos eles se construíam com os mesmos materiais: pedras e
argamassa romana, e tinham a finalidade de atender entreter os cidadãos por meio de espetáculos.

Anfiteatro de Nines (França)


Cada um deles tinha suas funções e formas diferentes:
. c
irco romano era usado para corridas de cavalos;

. anfiteatro era usado para as lutas entre gladiadores;

. teatro romano para as encenações de peças
gregas e romanas.

Coliseu (ROMA)

As estradas

As estradas romanas formavam vias de comunicação vitais para o Império Romano. Parte delas conserva-se ainda hoje, protegidas como Património Mundial ou nacional.




Restos da Calçada Romana, que ao Longo de 2509 Km Unia Cartago e Thuga.

As Termas


Constituídas de ginásio, piscina, pátios e jardins, as termas eram o centro social de Roma, além de casas de banho, eram centro de reuniões sociais e esportes.




Termas romanas em Bath (Inglaterra)


Templos

Os templos romanos são obras de arquitetura criados durante o império romano A.C. e D.C.,e são considerados originários do paganismo da religião da Roma Antiga.



Pórtico Octastilo do Panteão (Roma)


Pontes


A Ponte Romana, em Chaves, norte de Portugal, também conhecida como Ponte de Trajano, que cruza o rio Tâmega, é um notável exemplo da engenharia Romana. Construída no final do Século I e princípio do Século II, durante o reinado do Imperador Trajano (c.53 – 117 d.C), certamente fazia parte de um complexo viário que unia Roma a suas províncias Hispânia e Lusitânia.
Ponte Romana, em Chaves (Portugal)

Domus (residência)


A residência senhorial ou domus tinha quase sempre todos os confortos que a civilização romana denominava aos senhores com posses, como termas, jardins ou cavalariças. Algumas dessas propriedades, tinham tal grandiosidade que incluíam um teatro e um forte para uma pequena guarnição. Eram geralmente circundadas por jardins e depois por uma área agrícola.


Fonte das imagens: Fonte História Geral da Arte – Arquitetura I edcions DelPrado
www.culturaclasica.com/

Fontes dos textos: pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetra_da_Roma_Antiga;
www.pegue.com/artes/arquitetura_romana.htm;
www.diretoriodearte.com/.../a-arquitetura-roman/



Matheus Costa, 22

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Arquitetura Romana(Enzo nº9)

Arcadas do Peristilo do palácio de Diocleciano Split, Iugoslávia







A arquitetura romana é derivada da arquitetura da Grécia que por sua vez é diferençiado das suas características próprias.Alguns artistas empregam ambas técnicas tomando de exemplo as obras clássicas que são utilizadas por toda Europa.
A arquitetura romana iniciou-se no século II a.C. Que na época já dominava o Mediterrâneo,explorando cada vez mais o norte do continente Europeu e Asiático
Nunca se soube se a Roma teve um estilo próprio,e para se entender a estética e a evolução da arte, precisa entender que ela é uma mistura de diversas culturas: um deles são os estruscos, que viviam o ano mil a.C.A roma também recebeu influênciada arquitetura Dórcia do território que hoje conhecemos como sul da Itália.
Foro de Trajano - localizado na Roma














Fontes: http://www.wikipedia.org/; http://www.pegue.com/