O que foi o Impressionismo?

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.

Matheus, 22 6F

Impressionismo

Impressionismo
Impressão, nascer do sol - Claude Monet - c. 1872, óleo sobre tela - 48 × 63 cm - Museu Marmottan

segunda-feira, 15 de março de 2010

Arquitetura Egípcia / Thais-30 6F

A história do Egito foi uma das mais longas de todas as civilizações antigas.

O país foi construído em torno do rio Nilo que o banha e fertiliza.

O templo de Luxor é localizado as margens do rio Nilo, que foi iniciado em 1200 a.C.. Era unido ao templo de Karnak por uma avenida de 3,5 km de extensão, enfeitada com centenas de esfinges.

O templo de Abu Simbel na Núbia, foi construído por ordem do faraó Ramsés II. Esta obra foi talhada na montanha, e na sua entrada foram esculpidas quatro estátuas de Ramsés II.


Os povoadores estabeleceram-se sobre as terras formadas pelos sedimentos que o rio Nilo depositou em seu curso.


Em Abidos e Sakkara foram construídos complexos funerários para os faraós . E os hieróglifos estavam em seu primeiro nível de evolução.

Durante a III dinastia, os faraós iniciaram a construção de pirâmides na capital Mênfis. Antes usavam mastabas como tumbas reais. Imhotep construiu para o faraó Zoser (c. 2737-2717 a.C.) uma pirâmide em degraus de pedra.Também foram construídas as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos que formaram o famoso conjunto de Gizé.

Estilo hierático, rigidez, formas cúbicas e frontalidade caracterizaram as esculturas. Talhava-se um bloco de pedra retangular; desenhava-se na frente e nas laterais a figura a ser representada. Nessa época foi esculpida a estátua do faraó Quéfren (c. 2530 a.C.).

A escultura servia para glorificar o faraó (feita nos muros dos templos) e preparar o espírito em seu caminho até a eternidade (feita nas tumbas).

As peças de cerâmica eram decoradas ricamente no período pré-dinástico e foram substituídas por peças menos decoradas, polidas e com modelos variados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário