O que foi o Impressionismo?

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.

Matheus, 22 6F

Impressionismo

Impressionismo
Impressão, nascer do sol - Claude Monet - c. 1872, óleo sobre tela - 48 × 63 cm - Museu Marmottan

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Camille Pissaro/Thais nº 30 6F

Camille Pissarro

auto-retrato


Camile Pissarro nasceu em 10 de julho de 1830 na ilha de São Tomás, no Caribe, e morreu dia 13 de Novembro de 1903 em Paris.

O nome inteiro de Camille Pissarro era Jacob Camille Pissarro, foi um pintor francês, co-fundador do impressionismo, e o único que participou nas oito exposições do grupo (1874-1886).

Seu pai, Abraham Frederic Gabriel Pissarro, era português criptojudeu de Bragança, que, no final do século XVIII, quando ainda pequeno, emigrara com a sua família para Bordéus, onde na altura existia uma comunidade significativa de judeus portugueses refugiados da Inquisição. A mãe de Camille Pissarro era crioula e tinha o nome Rachel Manzano-Pomie.

Com 11 anos Camille Pissarro foi enviado a Paris para estudar num colégio interno. Voltou para a ilha São Tomás, a fim de tomar conta do negócio da família. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fê-lo mudar de vida: fez amizade com o pintor dinamarquês.



Camille conquistou sua liberdade aos 23 anos. Em 1855, ele já estava em Paris com ajuda de Melbye, tentando iniciar sua carreira. O jovem antilhano fascinou-se com as telas de Camille Corot. Com Monet passou a sair para pintar ao ar livre, em Pontoise e Louvenciennes. Em 1861 casou com Julie Vellay, com quem teve oito filhos. Conversation, c. 1881

No decorrer da guerra franco-prussiana (1870-1871), na qual praticamente todos os seus quadros foram destruídos, morou em Inglaterra. Quando voltou, começou a pintar na companhia de Cézanne. Com o objetivo de descobrir novas formas de expressão, Pissarro foi um dos primeiros impressionistas a recorrer à técnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isoladas.
Landscape at Pontoise, 1874



Em 1877 pintou "Les toits rouges, coin du village, effet d'hiver". Durante os anos 1980 juntou-se a uma nova geração de impressionistas, como Georges Seurat e Paul Signac, pintando em 1881 "Jeune fille à la baguette, paysanne assise" e experimentou com o pontilhismo.




Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Camille_Pissarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário