O que foi o Impressionismo?

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet, um dos maiores pintores que já usou o impressionismo.
A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas foi o principal elemento da pintura, as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

* A pintura deve refletir a luz solar num determinado momento.
* As figuras não devem ter contornos nítidos.
* As sombras devem ser luminosas e coloridas.
* Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares.
* As cores devem ser puras e pintadas com pequenas pinceladas.

Matheus, 22 6F

Impressionismo

Impressionismo
Impressão, nascer do sol - Claude Monet - c. 1872, óleo sobre tela - 48 × 63 cm - Museu Marmottan

domingo, 24 de outubro de 2010

Claude Oscar Monet - Matheus 22 6F




Regatta at Argenteuil. c.1872. Óleo sobre tela. Louvre, Paris, France.

Claude Oscar Monet




Claude Oscar Monet nasceu em Paris, na França, em 1840. Tanto os pais como os professores o consideravam um menino indisciplinado. Gostava muito de desenhar e na escola fazia caricaturas dos professores. Aos quinze anos já ganhava algum dinheiro com isso: cobrava 10 francos por cada desenho.


Farm Courtyard in Normandy. c.1863. Óleo sobre tela. Musée d'Orsay, Paris, France.

Monet (1840-1926) começou como ilustrador e caricaturista, atividades em que alcançou certa fama quando ainda era praticamente adolescente.



Em 1856 conheceu o pintor francês Boudin, que além de iniciá-lo nas técnicas da pintura paisagística ensinou-o a pintar ao ar livre, para captar melhor as cores e a luz. Três anos depois, mudou-se do Havre, onde vivia com os pais, para Paris, começando a estudar na Academia Suíça.




A Seine à Asniere, 1873, Óleo sobre tela, 46.4 × 55.5 cm, Museu do Hermitage

Alguns anos mais tarde cursou a Escola de Belas-Artes, no ateliê de Gleyre, onde fez amizade com Renoir, Sisley e Bazille.



Em Paris também conheceu Camille Doncieux por quem se apaixonou. A ajuda que seu pai lhe enviava foi cortada quando ele descobriu que Monet e Camille estavam morando juntos. Foram tempos difíceis, de pouco dinheiro. As pressões e as dificuldades foram tantas que o casal acabou se separando. Em 1867 Camille dá à luz o primeiro filho do casal: Jean. No ano seguinte, vivendo miseravelmente, Monet tenta o suicídio.


Femme em blanc au jardin 1867, Óleo sobre tela, 82 × 100 cm, Museu do Hermitage




Depois de uma tentativa de suicídio em 1868, Monet viajou para Londres com Renoir, fugindo da guerra com a Prússia. Lá conheceu Daubigny, e por meio dele o marchand e dono de galeria Durand-Ruel, que atraído pela pintura impressionista passa a investir no grupo. Seus quadros de Londres refletem o interesse do jovem pintor pela pintura oriental e pela fotografia.




Young Girls in a Boat. 1887. Óleo sobre tela. National Museum of Western Art, Tokyo, Japan

Em 1874 Monet e seus amigos realizam uma exposição que marca o início do movimento impressionista. Depois da apresentação em Paris, em 1874, do seu quadro Impressão, Sol Nascente (1869) ele e todo o seu grupo de amigos foram mencionados por um conhecido crítico de arte como impressionistas e mais depreciativamente como "a turma de Monet". Sem conseguir vender seus quadros, Monet e sua família vivem na pobreza.


Em 1876 Durand-Ruel organiza a segunda mostra dos impressionistas em sua galeria mas os colecionadores ainda não aceitavam aquele novo estilo de pintura e a exposição resultou em novo fracasso.


Em 1878 nasce o segundo filho, Michel. Monet e sua família mudam-se para Vétheuil. Surgem as primeiras críticas favoráveis ao movimento impressionista.

Os anos de pobreza haviam arrasado a saúde de Camille que tendo contraído tuberculose veio a falecer em 1879. O prestígio de Monet continuava crescendo e no ano seguinte Durand-Ruel realizou com sucesso uma exposição dos impressionistas em Nova York.




The Walk. Lady with a Parasol. 1875. Óleo em tela. National Gallery of Art, Washington DC, USA.


Em 1883 aluga uma casa em Giverny.

Em 1887 expõe novamente em Nova York.

Em 1893 Monet constrói o jardim aquático, que seria sua grande fonte de inspiração nos anos seguintes.

Em 1894 conclui a série da Catedral de Rouen e durante o verão de 1896-97 pinta paisagens do Rio Sena, retomando um tema do início de sua carreira.

Em 1916 ele começa a pintar as Ninféias. Com o fim da guerra, em 1918, Monet doa as telas ao governo francês. Estes quadros são expostos num espaço construído especialmente para eles no Museu de Orangeries, em Paris.

Em 1923 Monet está quase cego, é operado da catarata e passa a usar óculos.

Em 5 de Dezembro de 1926 morre, em Giverny.

Fonte:

Matheus G. Costa, 22 6F

Nenhum comentário:

Postar um comentário